quinta-feira, 21 de novembro de 2013

18o festival de arte contemporânea sesc_videobrasil

Por Pedro Martins



Está rolando no Sesc Pompeia esse festival, aproveitei o feriado para dar uma checada, não conseguir ver tudo devido um ambiente estar fechado para o ensaio de uma performance. O festival abrange a produção artística do eixo sul  Geopolítico ( America Latina, Caribe, África, Oriente Médio, Europa do Leste, Sul e Sudeste asiático, e Oceania). Seu recorte nos trás questões estéticas, políticas e sociais e subjetivas e segue o tema da busca pelo outro.

Essa obra é uma instalação sonora, onde a artista Lais Myrrha criou um ambiente simula o prática de ouvir a conversa de outro lugar com um copo, usando esse copo o som é amplificado e podemos ouvir o diálogo de estranhos, no caso existe já lugares marcados na parede para podermos ouvir, eu nunca tinha feito isso, só conhecia essa "tática" por filmes.



Esses são trechos do que podemos ouvir bisbilhotando esse "outro". Na verdade não sei se é possível praticar esse método na vida real mas como instalação é inusitado e bastante criativo.



Detalhe do "método" para bisbilhotar o vizinho ou seja quem for.

 Esse vídeo de Frederico Lamas é uma edição de uma novela pornográfica dos anos 60, onde na versão do artista, que remontou de uma maneira sem uma narrativa lógica, insere objetos geométricos obstruindo o campo de visão do espectador para as áreas intimas dos personagens. E além disso ele criou a partir de processos de pós-produção de imagens, uma estética lisérgica, retocou a imagem para lhe dar um aspecto onírico, todo o vídeo tem um tratamento em que a sua imagem é retorcida, distorcida e super-lavada. Existem fusões impressionantes no vídeo de planos próximos para outra cena, onde a fusão se faz por uma espécie de nevoa e assim se desmaterializa para o plano seguinte.


''El exodo de los olvidados" de Charly Nijensohn é um vídeo realizado na Patagônia ao sul dos Andes, nos maiores campo de gelo da América do Sul, boa parte deserta e inacessível, O artista cria um balé de exploradores entre a peculiar paisagem de branco e azul do gelo, a obra mergulha em um território desconhecido e ameaçador.


Detalhe do explorador em meio a imensidão de gelo, e neva bastante nesse take, uma situação extrema. 


A obra "Sympathy for the Devil" da vídeoartista Boliviana Claudia Joskowicz é um simulacro do espaço diário, e a partir dele lança a  questão da abertura para exilados nos anos pós-guerra tanto para nazistas como para judeus, que nessa história são dois vizinhos, um Polonês, morando no andar de baixo de um nazista, onde se encontram diariamente no elevador e dividem a mesma vista da cidade, a obra é guiada pela música dos Rolling Stones que dá nome ao vídeo.



Indo embora me deparo com esse obstáculo, é a Teoria das Bordas de Lais Myrrha. A instalação funciona como uma pesquisa da idéia de ausência e questiona padrões que reagem o cotidiano em instalações, ações e fotografia. Atravessei o caminho dessa superfície revestida com um grão sintético rumo a saída e captei o sentido dessa obra, de querer interagir com o transeunte.


Serviço:
18o festival de arte contemporânea sesc_videobrasil
até 02 de  de Fevereiro de 2014                                                                                                                                                                                                         Ingresso: Gratuito
Indicação: Livre
Sesc Pompéia  
Aberto de segunda a sabado, das 9h às 21h
R. Clélia, 93 - Pompeia, São Paulo
(11) 
3871-7700

Nenhum comentário:

Postar um comentário