sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Cães Sem Plumas - por Laís Moura


Sob a curadoria de Moacir dos Anjos e baseado no poema “Cães Sem Plumas” de João Cabral de Melo Neto, vários artistas como Claudia Andujar, Paulo Nazareth, José Rufino, entre outros se reúnem para retratar pessoas indigentes que sequer possuem um nome, é sobre aqueles que no Brasil, vivem à margem daquilo que os outros já alcançaram, e para os quais somente existe interdição.
Cláudia Andujar

O assunto abordado me chamou bastante a atenção exatamente pelo fato de retratar uma realidade que muitas vezes ignoramos mas faz parte do nosso cotidiano. Como descreve o poeta, um cão sem plumas, “É quando uma árvore sem voz / É quando de um pássaro / Suas raízes no ar. / É quando a alguma coisa / roem tão fundo / até o que não tem.” Moradores de rua, catadores de lixo, ambulantes, índios que reinvidicam suas terras, pessoas que nós não lembramos de seus rostos e não sabemos seus nomes e que se algum dia sumirem, é capaz de nem percebermos. A exposição conta com fotos, projeções, instalações e pinturas, e em algumas obras acaba dando uma identidade para essas pessoas.




 Lexicon Silente, de José Rufino



49 pedras e fragmentos de alvenaria recolhidos nas antigas áreas de conflito agrário das Ligas Camponesas da Paraíba nos anos 60;
Pigmentos minerais, cola e mirra – 9m²
 Lexicon Silente, de José Rufino
A poesia utilizada foi escrita em 1950 e fala sobre o Recife e o rio Capibaribe descrevendo a situação de pobreza e a população ribeirinha. A mostra não visa ilustrar o poema ou interpretá-lo, mas se utilizar dele afim de encontrar artistas que partilhem com o autor o olhar para as populações "esquecidas", descrevendo os “cães sem plumas” que vivem no Brasil, tentando ainda levantar assuntos pouco confrontados em apresentações artísticas nacionais.


Paulo Nazareth - Premium Bananas, 2012 -- carvão e fita adesiva sobre papel  140 x 167 cm

Rosângela Rennó - Vulgo/Texto, 1998 -- vídeo-objeto com animação de palavras projetadas sobre acrílico e tripé de alumínio  200 x 50 x 50 cm


Entrada gratuita, Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 15h.
Galeria Nara Roesler: Avenida Europa, 655 - Jardim Europa - Tel.: (11) 3063 2344
Até 09/11/2013



Nenhum comentário:

Postar um comentário