quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Lucian Freud: Corpos e Rostos, por Isabella Bergo

Por Isabella Bergo
Isabella Bergo
"Eu pinto gente - diz Freud - não pela maneira que elas se parecem, não exatamente a despeito do que elas são, mas como elas por acaso se parecem."


A exposição traz um dos maiores artistas figurativos contemporâneos, Lucian Freud, no MASP, com um apanhado de pinturas e gravuras. Além disso, há 28 fotografias tiradas por seu assistente e amigo, David Dawson.
Trabalhando à noite / Working at night (2005) C-type 39 x 59,5 cm

Eu conheci as obras de Lucian Freud quando comecei a cursar Artes Visuais e, a priori, meu interesse nele foi somente por saber que ele era neto de Sigmund Freud. Porém, ao entrar em contato com suas obras, descobri um universo de obras viscerais, dolorosas, gritantes. 
Na mostra, a princípio, me decepcionei um pouco por esperar um número maior de pinturas, na esperança de ver pessoalmente as que eu já conhecia e tinha identificação maior. Entretanto, fiquei extremamente surpresa com as gravuras, trabalhadas com a técnica de água-forte, que me causaram espanto por tamanha capacidade de expressão, de uso de diferentes texturas com luz, sombra e profundidade.

As gravuras são divididas em dois períodos diferentes: primeiro em 1940, quando ele ainda era jovem e fazia gravuras experimentais e depois a partir de 1980 com mais profundidade e expressão. Na maioria de suas pinturas os modelos estão nus. Para mim, isso retrata a crueza de suas obras, como se fossem de fato transparentes. Os músculos, contorno dos corpos, a tristeza, a dor, e a solidão. Está tudo estampado no corpo, nos olhos, na expressão. 

As fotografias tiradas por David Dawson são emocionantes, por mostrar que o próprio ateliê de Lucian Freud já era uma obra de arte. É possível sentir sua solidão, seu vazio, e até o silêncio de seu cachorro, que ele retrata em suas obras. 
Há também um documentário na exposição que é interessante assistir antes de entrar nas salas com as obras. Eu senti que assistir o vídeo introduz as obras e ao artista, e desta maneira há uma compreensão e uma comunicação ainda mais aprofundada. 

Jovem nua com ovo / Naked Girl with Egg (1980/81) Óleo sobre tela / oil on canvas  75 x 60.5 cm - British Council Collection

Mulher com tatuagem no braço / Woman with an Arm Tattoo (1996) Água-forte - Birmingham Museums and Art Gallery, Birmingham, UK


Foto de minha autoria - MASP

Serviço da Exposição

Quanto: R$ 15,00. 
Estudantes, professores e aposentados com comprovante: R$ 7,00. 
Acesso gratuito a todos às terças-feiras e para visitantes com até 10 anos e acima de 60 anos. 
Quando: de 28/06 a 13/10 Terças, Quartas, Sextas, Sábados e Domingos das 10:00 às 18:00 Quintas das 10:00 às 20:00

Onde: MASP - Museu de Arte de São Paulo
Avenida Paulista, 1578 Cerqueira César - Centro / São Paulo. Tel: (11) 3251-5644 
Estação Trianon-Masp (Metrô – Linha 2 Verde)




Links Relacionados


Nenhum comentário:

Postar um comentário