sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Waldemar Cordeiro: Fantasia Exata, por Victor Fajardo

Victor Fajardo
A exposição faz um panorama geral da obra de um dos maiores concretistas de São Paulo, Waldemar Cordeiro. O Itaú Cultural traça a trajetória criativa do artista em suas diferentes fases e estilo de produção. Além de apresentar  reconstituições digitais de dois de seus projetos, outrora feitos a mão pelo artista.

A mostra divide a obra do artista em três momentos. A primeira parte consiste nas obras feitas na época da fundação do grupo Ruptura de arte concreta no Brasil. A arte de Waldemar Cordeiro, nessa fase, é marcada pela quebra total com o naturalismo através da abstração matemática. Com obras que, muitas vezes, se assemelham a projetos arquitetônicos, ele utiliza da geometria para se afastar, radicalmente, dos tradicionalismos da arte figurativa. Nessa parte da exposição estão presentes, sobretudo, estudos de formas e relação complementar das cores. Destaque para a presença do manifesto original do grupo Ruptura.

Idéia Invisivel, 1955. Têmpera sobre Eucatex coleção Rose & Alfredo Setubal
Estrutura Determinada e Determinante, 1958. Esmalte sobre compensado - Coleção particular

Manifesto do grupo Ruptura. (foto do jornaljovem.com.br/edicao5)
A segunda parte da exposição apresenta uma parte mais sintética do artista, e também política. Ele passa a utilizar objetos para compor suas obras, como rodas de bicicleta, mesas e cadeiras de escritório. Além de ter um tom mais crítico em suas produções.

Contra o Naturalismo Fisiológico Op. 1965. Metal e madeira - Coleção particular

Subdesenvolvido, 1964. Óleo sobre madeira - Coleção particular
Jornal, 1964. Colagem de jornal sobre papel - Coleção particular

A terceira, e última, parte da exposição é  de minha predileção. Waldemar Cordeiro também é muito conhecido pelo seu pioneirismo nas artes eletrônicas. O subsolo do Itaú Cultural foi todo reservado para as produções eletrônicas do artista. As obras consistem em imagens formadas por uma série de códigos complexos.

A Mulher que Não É BB, 1973. Offset - Acervo Banco Itaú

Uma reconstituição eletrônica da criação da imagem "codificada" simula o processo de criação, portanto, a técnica que Waldemar Cordeiro utilizava  para formar tais imagens. O artefato simulador tira uma foto do visitante e vai modificando-a, explicando passo a passo, o processo de "codificação" da imagem até ela se tornar apenas contraste de preto e branco. O processo se baseava basicamente na aplicação de um grid (matriz quadriculada) sobre a fotografia, depois se media a proporção de branco e preto e um computador IBM 360 fazia a sobreposição dos caracteres. Eis o resultado da minha foto:




























Waldemar Cordeiro: Fantasia Exata é um excelente programa para quem quer conhecer mais da arte moderna de São Paulo, pois além de disponibilizar um vasto material, tanto de obras quanto de rascunhos e ensaios do artista, a exposição conta também com uma generosa carga textual teórica estampada nas paredes ao longo da mostra.
O curador é o Arlindo Machado.

Serviço da Exposição

Quanto: Entrada Franca
Quando: terça a sexta das 9h às 20h / sábados, domingos e feriados das 11h às 20h
Onde: Itaú Cultural, Av. Paulista, 149, São Paulo- SP
Fone: 11 2168 1777
itaucultural.org.br
Até Quando: De 4 de Julho ao dia 22 de Setembro de 2013

Links Relacionados: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário